Enrique Capera
Tolima, Colômbia
MÉTODO: Lavado
FAZENDA: El Jardin
VARIETAL: Caturra, Típica
ALTITUDE: 1750m

Raro
Guji, Etiópia
MÉTODO: Lavado
PRODUTOR: Uraga
VARIETAL: Dega
ALTITUDE: 2000m – 2200m

 

Dois novos Cafés na Fábrica são tanto uma alegria como uma festa.
E que Café!

Tão bons os dois que dificilmente conseguimos dizer que um é melhor do que o outro. Frutados, intensos, sublimes, final longo e permanente. São uma experiência única. Fomos como sempre pela versão filtro, seguindo a nossa fórmula V60 caseira.

A Colômbia, já sabemos ser País de grande Café. A região de Tolima começa a renascer depois de alguns anos sombrios de guerrilha interna. A produção vai ressurgindo pela mão de pequenos produtores com elevado nível de exigência e qualidade. A variedade Caturra é a mais cultivada na zona.

Sobre a Etiópia, nunca estará tudo dito. Guji é uma região mítica. Mas a grande surpresa é a variedade Dega, de herança local, complexa e delicadamente frutada, com um final doce e profundo. Perto da cidade de Raro, situada entre Hambela e Uraga, a mais de 2000 metros acima do nível do mar, os pequenos agricultores cultivam a Dega com amor e carinho. Famosa na zona é a estação de processamento SNAP, que também faz a exportação, tendo como objectivo caminhar para a certificação orgânica, até 2021. Os Cafés Guji estão entre os nossos favoritos, com aquela acidez viva e doçura aveludada.

Terminamos dizendo: isto é Café!