Todos sabemos: em Badajoz, Espanha, é quase mais fácil encontrar, por ruas e lojas, Portugueses do que Espanhóis. Ir de compras aqui ao lado sempre foi um dos passeios preferidos de Lusitanos, tanto mais que o IVA é bem mais baixo e o preço da gasolina justifica e compensa a visita. Quanto a Café, que é o que nos interessa, até agora, a escolha era fraquinha e o produto de baixa qualidade. O Café não será, certamente, a bebida de eleição dos nossos vizinhos, mas, surpreendentemente, o Café de Especialidade já lá está em força e agora chegou também a Badajoz, aqui mesmo à mão.

E que bom Café!
Torrado ali mesmo na cidade, a empresa está dividida em duas partes: a Floco Coffee Roasters, com instalações dedicadas, no polígono industrial, encarrega-se da torra, escolhendo criteriosamente o Grão, com predominância pelas Américas Central e do Sul, mas também por África.

A Floco Original Coffee gere as duas Cafetarias na cidade, uma mesmo no centro, na bonita Plaza de los Alféreces, por onde começámos, tomando um espresso doble Colômbia, que deu logo o mote de suprema qualidade. Um pouco mais periférico, encontrámos o segundo espaço, onde a principal surpresa foi ver que estava quase lotado. Os Baritas de serviço não tinham mãos a medir. Por indicação de Jorge Flores, um dos donos, com quem falámos por telefone e que, infelizmente, se encontrava fora da cidade, fomos recebidos pelo Barista-chefe, Miguel Fernandez, que começou por nos apresentar um Cold-Brew Etiopia, absolutamente memorável. Esta variante na arte de servir Café, por extração a frio, é o processo de embeber grãos de café em água a temperaturas frias por um período prolongado, geralmente 12 a 24 horas. Como o dia estava quente, neste caso foi servido com gelo, unindo assim este processo ao Iced-Coffee, tão ao gosto dos espanhóis. Seguiu-se um Aeropress Kenya, muito cítrico e floral. Ainda tivemos direito a latte art, em modo Costa Rica, apuradíssimo. O Bakery Lab, integrado na loja, é o responsável pela doçaria servida.

Segundo nos contaram, a aceitação local tem sido estrepitosa, tendo as pessoas aderido facilmente ao novo gosto. Os nuestros hermanos estão a apreciar cada vez mais Café sem açúcar, o que não é facilmente aceite como prática no Café comum.
Gostámos muito e, claro, prometemos voltar.