Aconteceu, quando a gente não esperava… Uma festa do Café em Lisboa!

Na Lx Factory, um dos locais na moda em Lisboa, fervilhante de ideias, de espaços criativos de força comercial, mais precisamente nos Espaços Fábrica L e Fábrica XL.

Fomos ao que nos interessava, Café de Especialidade, quem o produz e distribui, quem o sabe torrar e extrair. Apreciámos o saudável convívio entre os gigantes do Café industrial e o Café minoritário, mas especial, que tanto presamos.

David Coelho, um dos nossos mais ilustres e internacionais Baristas, presenteou-nos com um cupping de Café colombiano. Conhecemos a Hey Hexadus Café, de Macau, uma surpresa. A Sgt. Martinho/Hario, sempre em grande. Na Copenhagen Coffee Lab, Jadwiga Thun serviu-nos um Etiópia pleno de aromas. O superlativo Café da Nomad, de Barcelona, estava presente no espaço da La Marzocco, servido com mão de mestre por uma máquina de fazer parar o trânsito.

Ao mesmo tempo decorria em paralelo o Campeonato Nacional de Baristas, onde pudemos apreciar a prestação iluminada do nosso amigo Henrique Fay de Morais.

Terminámos em beleza assistindo a uma mesa redonda, organizada pela Sgt. Martinho, sobre Café de Especialidade e tudo o que lhe diz respeito, cujos participantes se podem identificar nas imagens com os quais fechamos a reportagem.

Quem ficou com curiosidade ainda tem o dia de amanhã para provar o bom Café que já se pode encontrar em Portugal!