Em passeio pelos Olivais Sul, Lisboa, fizemos uma pausa no Centro Comercial Spacio e eis que, mesmo ali em frente à Livraria Bertrand, encontrámos um agradável espaço em forma de quiosque com a indicação de ‘Café’. Até aqui tudo normal. Olhando segunda vez, descobrimos em lugar central um dispositivo Aeropress e, logo ao lado, um sistema para Café de filtro.

Bem, imediatamente percebemos que o Café por ali havia de ser especial. E era mesmo. O Barista Jerôme, muito solícito e informado, logo falou da sua história com origens francesas, da sua paixão pelo Café de Especialidade que serve e o modo como explica aos clientes as características mais relevantes de cada grão, com destaque para o biológico. Os clientes entendem e voltam para mais. Baseado em sistema franchise, a cadeia internacional Wheelys destaca a vertente orgânica e artesanal do Café que divulga.

Jerôme importa Café verde directamente dos produtores, dos quais o mais interessante vem da Sumatra, na Indonésia. Faz a sua torra pessoal na empresa ‘Flor da Selva’, Mouraria. Degustámos, precisamente, um Espresso Indonésia, muito apurado, que foi ganhando corpo à medida que decorria a prova.

É possível adquirir Café em grão recém-torrado e diverso material para confeccionar em casa a nossa bebida preferida.

Gostámos da estada, da partilha de conhecimentos e, com toda a certeza, haveremos de voltar!