Nome: MUTANA
Região: Heza
Varietal: Red Bourbon
Altitude: 2023 – 2156 metros
Processamento: lavado
Moagem: filtro
Preço: 13.50€/250gr.

Aroma: frutado
Acidez: profunda
Final: intenso

Um dos melhores Cafés que nos foi dado a conhecer, nos últimos tempos, das várias novidades que a Fábrica apresentou este Verão.

Aromático, frutado, doce, intenso em todo o seu percurso pelo paladar, sorve-se de olhos fechados, absorvendo toda a panóplia de sensações que tardam em terminar e ficam alongadas nos sentidos. Estamos no Burundi, região de Heza, e é para aí que vamos.

Do Burundi já falámos antes, mas é um local que revisitamos sempre com prazer. Desta vez, fomos para muito alto, acima dos dois mil metros (isso sente-se imediatamente), onde encontramos a varietal Red Bourbon, com a sua doçura bem característica. Num País onde mais de 600.000 famílias dependem do cultivo do Café, a guerra civil foi uma tragédia que tem vindo a diminuir, permitindo o regresso à ancestral qualidade dos anos 80, onde pequenos grupos de produtores se organizam em redor de 160 estações de lavagem, algumas privadas, outras geridas pelo estado. A casta Bourbon impera, onde o processo lavado integralmente lhe confere as suas propriedades mais apreciadas, a que se junta terreno em altitude perfeitamente adaptado ao cultivo da plantas.

Mais de 1500 famílias produzem Café em Mutana Hill, processado na estação de lavagem Heza, a norte, perto já do Rwanda, região de Kayanza. As colinas de Mutana estão cobertas por uma interminável tapeçaria verde e possuem vistas panorâmicas impressionantes. A borda da floresta de Kibira fica a apenas alguns quilómetros de distância, o que permite que a névoa caia sobre os campos dos fazendeiros. Com sua mistura de solos chistosos e arenosos, Mutana produz também trigo, mandioca, cebola, ervilha, feijão, batata doce, maracujá e chá. A estação de Heza existe desde 2014 como parte de seu Long Miles Coffee Project, um esforço para melhorar a qualidade através de rigorosa escolha, intensificada durante o processo de moagem, assim como facilitar conexões directas entre agricultores e agentes de torrefacção e melhorar o sustento das famílias locais. Além dos vários tipos de qualidade, o Café também é classificado pela colina em que é cultivado, como é o caso deste que nos trouxe aqui hoje.

Em modo V60, usando a nossa receita favorita, 18gr.+250ml. (92ºC)+3min, o resultado é de beber e chorar por mais, enquanto houver!