Mais uma passagem pelo excelente Café de Especialidade baseado em Barcelona. É a alma da Catalunha com toda a intensidade em forma de bebida que se serve com paixão e rigor.

Aqueles Baristas Paulo, Joana e Graça Pires Coelho, deambulando pelas carrers de la ciutat al barri gòtic, encontraram, primeiro, este La Esquina, lugar muito tranquilo e acolhedor, situado no “Triângulo” (o mesmo que contém a FNAC) junto à Praça da Catalunha. Foram por um espresso (sem açúcar, claro), e um machiatto. O espresso revelou-se muito aromático e com bastante corpo. O machiatto, bastante equilibrado e bem doseado, foi o melhor que a Joana bebeu em Barcelona, até agora. No meio da confusão daquela zona, o La Esquina é um autentico oásis. O café é oriundo do Brasil.

O passeio seguinte trouxe Black Remedy, um lugar de remédio negro onde provaram o Café de filtro feito numa cafeteira Kalita. O Café que servem é da Nomad, no caso, da Tanzânia. O Barista de serviço destacou as notas de cacau, mas foi a acidez habitual, eventualmente com algum sabor frutado, que mais chamou a atenção. Aquela Barista Joana apreciou o seu indispensável Café com leite, também muito bom, mas especialmente as iguarias. O espaço é excelente, amplo, moderno e trendy. Convida bem a passar ali a manhã. A localização é quase em cima da Praça da Generalitat bem no coração do Gòtic.

O Dalston, uma pequena coffee shop, tem sempre longa fila para o atendimento, não só porque é minúsculo mas porque se situa entre a Praça da Catalunha e o Raval, não o Raval “sujo” mas o Raval chique. Bebeu-se um Café de filtro que estava gostoso (com sabor prolongado no palato) mas foi servido a partir de uma cafeteira onde já estava previamente extraído, e isso é de certa forma decepcionante. O Barista disse que não conseguia personalizar os pedidos porque não dava conta da loiça, nem conseguia atender todos os clientes… enfim. Ali, servem espressos do Nomad e filtros da Right Side origem Kénia. A Joana bebeu um Café gelado com cubos de gelo de café!!!, muito original. Acompanhou-se com bolo vendido às fatias, de apurado paladar.

Fica-se, assim, com a certeza de que em Barcelona, capital da Catalunya, se pode apaladar algum do bom Café que se pode encontrar neste momento pela Europa.