Guatemala Domingo – La Cabra Coffee Roasters

Processamento: Lavado
Produtor: Don Domingo
Região: Huehuetenango
Variedade: Bourbon
Colheita: Março 2018
Altitude: 1750
Preço: 21€/250gr. (envio incluído)

Aroma: caramelo
Acidez: média
Final: longo
Classificação: 19/20

Este é mais um daqueles Cafés que tem de ser poupado e degustado quase Grão a Grão, pois não pode ser comprado sempre que apetece, ali, na Coffee Shop da esquina; vem de muito longe, da Dinamarca, e é uma preciosidade.

Chegou célere, por correio tradicional, recém torrado, como deve ser. Logo na primeira extracção revelou os frutos vermelhos e uma doçura intensa que nos encantou, ou não estivesse por detrás essa ‘casta’ mítica denominada Bourbon. E, logo a seguir, temos mais uma característica que torna este Grão especial: a região de Huehuetenango, que em dialecto local significa ‘lugar dos antepassados’, uma zona de montanhas não vulcânicas, onde o Café encontra condições privilegiadas para frutificar em toda a sua plenitude. Correntes de ar quente saem das Planícies de Tehuantepec, no México e misturam-se com o ar fresco que desce das Montanhas Cuchumatanes, criando um microclima protegido da geada, permitindo que o Café seja cultivado até aos 2.000 metros. O isolamento de Huehuetenango exige que quase todos os produtores processem o seu próprio Café. Felizmente, a região possui rios abundantes, tornando relativamente fácil para os produtores instalarem as suas unidades de processamento.

O produtor Rosendo Domingo, de apenas 24 anos, vem aperfeiçoando os seus métodos de produção, visando atingir a mais alta qualidade possível. Depois de estabilizar o PH dos seus solos, as plantas ficaram pujantes e prontas para produzir Grão segundo elevados padrões, a nível local e internacional. Rosendo possui árvores nativas lado a lado com as suas plantas, tanto para fazer sombra, como para fixar o nitrogénio, reduzindo a necessidade de pulverizar fertilizantes químicos na fazenda. Também se concentra fortemente no processamento pós-colheita, fermentando com cuidado as suas cerejas mais maduras, a fim de manter a qualidade ao longo de todo o percurso.

É, assim, sorvendo não só os aromas e paladares deste Café ancestral, mas também toda a sua mística, que vamos para mais uma chávena deste Guatemala intenso e longo.

Ainda uma palavra sobre estes La Cabra Coffee Roasters, da Dinamarca, um dos primeiros países a perceber e explorar o conceito de Café de Especialidade e tudo o que com ele se relaciona. Por isso esta é uma das casas de referência quando se fala de Café verdadeiro, a denominada Nordic Coffee Experience. Localizados na cidade de Aarhus, onde possuem duas Coffee Shops, além da Roastery e Webshop, o seu grão torrado é uma referência, e nada melhor do que um vídeo para ilustrar isso mesmo, aquela paixão por Aquele Café!