THE COFFEE MAN

Journal of a World Barista Champion
Saša Šestić

Havia o Filme e agora temos o Livro, que nos chegou da Austrália, via Polónia.

Saša Šestić é, hoje, uma lenda no mundo do Café de Especialidade. E ler este livro é entender como esta lenda se construiu, as vicissitudes da sua vida em tempo de guerra na ex-Jugoslávia, a dura vida com a família emigrada na Austrália e a indómita vontade se ser alguém num mundo que lhe era estranho.

Todo o projecto por detrás desta ideia que começou em campanha Kickstarter teve como objectivo apoiar as fazendas onde o Café é cuidadosamente cultivado e colhido por agricultores, em países produtores de café. Todos nós, que apreciamos a nossa chávena de Café todos os dias, dependemos deles e do trabalho que fazem. Muitos recebem pouco reconhecimento e muito pouco lucro pelo seu trabalho árduo e dedicação. Muitas vezes carecem de recursos e financiamento para melhorar as suas infra-estruturas, equipamentos e comunidade. Isso afecta não apenas os trabalhadores das fazendas, mas também suas famílias e a comunidade em geral.

Assim, 100% dos lucros gerados por este livro serão usados para combater o desequilíbrio nas comunidades do Café e melhorar a infra-estrutura, os recursos e os esforços da comunidade.

O livro de que, hoje, aqui falamos está repleto de histórias e informações de comunidades cafeeiras de todo o mundo, contando igualmente, como já se disse, a entrada de Saša no mundo do Café até à conquista do Campeonato Mundial de Baristas, passando pelas histórias da sua relação com os seus amigos produtores, na Nicarágua e Etiópia. Uma delícia de se ler!

É uma pena que o Café da Ona Coffee, a sua empresa, não chegue facilmente à Europa. Seria a companhia perfeita para estar ao lado da leitura do seu livro.