Mahembe, Rwanda – The Barn

Nome: MAHEMBE
Região: Western Province
Varietal: Red Bourbon
Producer: Justin Musabyiama
Altitude: 1700 – 1900 Meters
Processamento: Lavado
Preço: 17.00€/250gr.

Aroma: frutado
Acidez: profunda
Final: complexo
Classificação: 18/20

Hoje, vamos falar de Café escolhido e torrado em Berlim, na Alemanha. Este Celeiro, The Barn, é já um lugar mítico e de peregrinação pelos amantes do bom Café através da Europa.

Ralf, a alma por detrás desta ideia, depois de ter vivido no Japão e Inglaterra, fundou a The Barn em 2010. A paixão que nutre pelo Café que entrega aos clientes sente-se com intensidade em tudo o que faz, tendo sido um dos pioneiros na divulgação do Café de Especialidade, na Alemanha. Em palavras suas: “Adoro construir uma comunidade em torno dos Cafés de Especialidade e mostrar as fazendas e produtores com que trabalhamos de uma forma purista e justa. Neste mundo agitado em que vivemos, todos devemos desacelerar de vez em quando e desfrutar de uma boa chávena de Café.”

Através de um eficiente e rápido serviço de encomendas por correio, este Café de eleição chega, torrado com mão de mestre, como seria de esperar, a todas as partes do Mundo. Encomendámos o nosso uma quinta-feira (tinha sido torrado no dia anterior) e na terça seguinte estava nas nossas mãos. Torrado para filtro, sentimos logo o aroma suave mas complexo quando moído e, no palato, apareceu com prazer o chocolate que permaneceu por entre a acidez longa como um final de tarde.

O Ruanda tem uma longa tradição de cultivo de café, mas só recentemente viu fortes melhorias na qualidade do processamento. Mahembe está localizado na Província Ocidental, perto do Lago Kivu. Este Café é o mais interessante da região. Notas de chocolate caramelo, cerejas e chá preto aumentam a sua complexidade. Justin Musabyiama, o fazendeiro, regressou à sua terra natal após os conflitos de 1994, construindo a estação de lavagem de Mahembe ,em 2008. Centrado na qualidade e no apoio a uma comunidade unida à sua volta, oferecendo seguros, saúde e escolas aos agricultores que o acompanham.

Mas, é o próprio Ralf, quem melhor sabe falar do que tentamos dizer.

The Barn é, pois, um lugar de referência, cujo Café é servido em muitos locais por todo o mundo. Em Berlim, possui quatro locais de eleição: a Roastery, onde todo o Café verde em grão é torrado, duas lojas abertas ao públicos e, ainda, um espaço que funciona como academia do Café. Primazia é dada ao conceito Single Origin, com perfis de sabor específicos e apresentando cada fazenda com a qual trabalham. Todos os Cafés estão pontuados com 86 pontos, ou mais. Trabalhando sempre com as colheitas do ano, frescas e sazonais, a garantia de qualidade fica assegurada. A rede de Baristas fornece em permanência feedback sobre todos os lotes de torra. Tudo gira em torno da torrefacção, para os passos seguintes seguirem o seu curso de forma segura até à chávena do cliente, esteja ele onde estiver.

Fica, para terminar, ainda mais um vídeo que merece ser apreciado enquanto degustamos este divino Mahembe!