Aricha, Yirgacheffe, Etiópia

Local: Fábrica Coffee Roasters, Lisboa
Processamento: Natural
Produtor: 650 pequenos agricultores
Região: Aricha, Yirgacheffe
Varietal: Heirloom
Altitude: 1900m – 2100m

Preço: 10€/250gr.

Aroma: profundo
Acidez: moderada
Final: longo
Classificação: 19/20

Já falámos antes de Yirgacheffe, na Etiópia, conhecida pelos seus cafés lavados, ao mesmo tempo limpos, florais e com aquela acidez tão bem amada. Este, hoje, aqui em destaque, tem a particularidade de ter um processamento Natural que lhe induz características peculiares. Os pequenos fazendeiros concentram-se nas boas práticas agrícolas para ajudar a incentivar plantas grandes e saudáveis. O Café desta região é limitado em quantidade e apenas uma selecção de elevada qualidade sai para o exterior. O nome Aricha é, assim, derivado do distrito de Kebel Aricha, a cerca de 8 km do centro da cidade de Yirgacheffe. O Café é colhido entre Outubro e Janeiro estando algumas fazendas a mais de 2100 metros acima do nível do mar. O Grão é seco em esteiras elevadas, como quase todo o Café da região.

Este é, pois, um Café superior, onde se detecta a amora selvagem de acidez efervescente, que dura muito tempo no palato após o primeiro contacto. Yirgacheffe é um lugar mítico em termos dos Cafés que produz, explosivamente aromáticos, ao mesmo tempo cítricos e florais.

Ainda explicamos o que significa o varietal Heirloom Cultivar, sobretudo esta última palavra, já que existe alguma confusão em relação a estes termos. Na Etiópia existem mais de 1000 varietais actualmente em produção, havendo uma distinção técnica entre Cultivar e Variedade/Varietal. Muitas vezes as plantas crescem e são polinizadas naturalmente, sendo quase impossível distinguir uma variedade da outra, daí o apelido genérico “Heirloom“. Estamos, pois, a falar de culturas antigas que antecedem a moderna hibridação, uma espécie de herança em relação a determinada origem geográfica. Cultivar é, então, a abreviatura de “variedade cultivada” e as cultivares são espécies de plantas que não ocorreram naturalmente, mas que foram criadas com certas características.

Vale a pena entrar no mundo fascinante deste Café e absorver todas as suas subtilezas, factos e história.

É uma viagem interminável!