Dave Eggers acabou de publicar um livro sobre o mundo do Café de Especialidade.

É a historia verídica de um americano de origem Yemeni, que cresceu em São Francisco, e sonha ressuscitar a antiga arte do Café do Yemen, mas que acaba envolvido na guerra civil que assola o país, mais particularmente a região de Sana.

Mokhtar Alkhanshali tem 24 anos e trabalha como porteiro quando descobre o fascínio pela riquíssima historia do Café e o papel central do Yemen na sua génese. Deixa São Francisco e viaja para o interior do seu país de origem para percorrer as fazendas em socalco nas montanhas. Recolhe amostras, organiza os fazendeiros e está prestes a ter sucesso na empreitada quando a guerra civil começa na região. As bombas sauditas caem em força, a Embaixada Americana é encerrada, e Mokhtar tenta deixar o país com todos os seus sonhos atrás das costas.

O livro é a história deste corajoso e visionário jovem que seguiu o mais americano dos sonhos, contada com mão de mestre, como sempre, por Dave Eggers. Autor de onze livros, entre eles The Circle e A Hologram for the King, que se tornaram, também, filmes de sucesso é, igualmente, ensaísta e fundador de várias organizações, entre elas a Voice of Witness, uma colecção de livros que usa a história falada para dar voz aos direitos humanos em todo o mundo.

Somos pois entusiastas deste autor, e foi com grande alegria que soubemos deste seu novo livro, em que é afirmado com paixão tudo aquilo que enfatizamos sobre o mundo do Café de Especialidade. Citando, em tradução nossa: ‘Antes de embarcar neste projecto, eu era apenas um casual bebedor de Café, com muitas desconfianças em relação ao Specialty Coffee. Pensava que era muito caro, e que alguém que se preocupava tanto sobre o modo de extrair Café, ou de onde ele vinha, ou esperava em longas filas por alguns Cafés feitos de determinada maneira, era um pretensioso ou louco.’

Infelizmente, o livro ainda não tem tradução em português, mas quem quiser e puder já o pode ir lendo em Inglês.

E vale muito a pena ouvir também os nossos dois heróis contar algum factos sobre o livro, o Yemen e o mundo do Café.