The World Atlas Of Coffee
Autor: James Hoffmann
Editor: OCTOPUS PUBLISHING GROUP
Páginas: 256
Ano: 2015

Do grão à extracção – explorar, explicar e apreciar Café, eis o mote deste livro, a última aquisição cá de casa.

E que livro maravilhoso. Sobretudo, porque se percebe a paixão do autor, barista premiado e coffee roaster, por este universo sensorial e cultural do mundo do Café de Especialidade.

Além de toda a informação básica sobre o tema o seu valor principal consiste na catalogação exaustiva de todas as regiões produtoras de Café: África, Ásia e Américas, país a país, assim como a listagem das principais variedades da planta do Café, com as respectivas particularidades e características.

É, de facto, um prazer de se ler e estudar. Infelizmente só existe em edição Inglesa. Aqui está disponível um capítulo em formato pdf.

Citando a contracapa, em tradução nossa:
‘O Café nunca foi melhor, ou mais interessante, do que é actualmente. Os apreciadores de Café nunca tiveram, como hoje, tão bom Café – especialmente se entenderem a origem e a qualidade da bebida na sua chávena.
Onde é cultivado o Café, como é colhido e processado, o método de torra e a água utilizada na sua extracção são apenas alguns dos factores que influenciam o sabor do que estamos a beber. São neste livro examinados todos estes elementos e muito mais. Os Países produtores de Café são identificados pelas características principais, sendo fornecidos todos os dados e conselhos sobre a arte de fazer um soberbo Café em casa, em todas as suas variantes.’

Fica a recomendação.