NØMAD EVERY DAY

Carrer de Joaquín Costa, 26
08001 Barcelona

Aquela Barista, Joana PC, continua a percorrer Barcelona em busca do melhor Café que se prepara por lá. Desta vez, deu com esta Nømad Every Day, inaugurada no início de 2017, uma das três lojas da empresa NØMAD COFFEE, criada e liderada por Jordi Mestre, uma lenda no mundo do Café de especialidade.

A loja tem um desenho minimalista e geométrico, estilo linha clara, onde se vem tomar um Café com o Barista de serviço, Xavier Navas, ali mesmo ao lado. Uma das lojas serve também como local de torra, a Roaster’s Home, de onde se pode encomendar Grão recém-torrado de afamada qualidade. A torra é sempre feita semanalmente, às segundas-feiras, levando muito a sério todo o processo. O Café, depois do repouso da torra, começa a libertar gases; daí as embalagens terem uma saída de ar. Na torra para espresso, como a bebida é preparada sob pressão é, de facto, muito importante o repouso de 7-10 dias e o seu consumo no espaço de um mês. Depois deste tempo “ideal”, também é possível um bom Café espresso, mas aí a pressão ao criar a bebida tem de ser reduzida para permitir que se soltem gases ao preparar. O mesmo não se aplica ao Café de filtro, pois sendo feito sem pressão barométrica, os gases soltam-se sempre de qualquer forma, conseguindo uma bebida ideal mesmo após um mês. É por isto que o café de filtro não tem, necessariamente, que ser consumido dentro do mês.

Jordi Mestre, fundador da NØMAD COFFEE, iniciou a sua carreira em algumas das melhores Coffee Shops de Londres. Com as experiência e conhecimentos adquiridos, regressa a Barcelona e, em Fevereiro de 2014, abre a primeira loja, a Nømad Coffee Lab, na Passatge de Sert, 12. O objectivo é levar o Café de Especialidade ao máximo da sua expressão e criatividade, passando pela torra própria, claro.

A nossa Barista tomou um espresso de Café Colombiano, La Esperanza, pleno de corpo e, pelo meio, foi conversando com Xavier que antes de ser Barista trabalhava numa loja de vendas pela Internet. A amizade com Jordi levou a um convite para trabalharem juntos, com quem aprendeu muito do que sabe sobre Café. E, entretanto, já se passaram três anos. Quanto a preferências, os Africanos, Etiópia e Quénia, são os preferidos para filtro; para espresso inclina-se para a América Central, Nicarágua, Guatemala e Costa Rica. Os clientes, geralmente, já sabem ao que vão, mas sempre que aparece alguém mais intrigado ou curioso, Xavier explica como o Grão de Café é acompanhado por eles desde o cultivo até ao cliente, com destaque para a filosofia do Café fresco e torra adequada.