TAZZE PAZZE

Piazza delle 5 Lampadi 71R
Genova

Esta foi a terceira e última Coffee Shop visitada este Abril em terras de Itália, já no regresso, ainda com a memória recente desse lugar fascinante, as Cinque Terre, que já tinha ficado para trás. A Riviera Italiana continuava presente e o tempo escasseava, mas ainda houve alento para nos embrenharmos na imensa Génova, visitar o centro histórico, o deslumbrante Duomo, e procurar no labirinto de ruas ao redor, a Piazza Lampadi, onde, numa recôndita esquina, fomos ao encontro destas ‘chávenas loucas’ por Café, e que Café!

O lema é Uma vida de Café. Assim se consideram Andrea Cremone e Matteo Caruso, proprietários da loja, irmãos por afinidade nesta comunhão apaixonada pelo Café de Especialidade, dedicando toda a sua energia à qualidade do que oferecem, partilhando experiências, abrindo o palato a novos gostos e emoções, organizando sessões de prova e conhecimento.

Infelizmente, apenas Matteo estava presente, mas o Chemex que preparou com um Etiópia Sidamo e o espresso do Kenya, com absoluta mestria, deixaram marca, ainda hoje associada à visita. Muita clientela em busca do bom Café, num espaço diminuto, mas com uma oferta variada, incluindo alternativas vegetais ao leite animal. Gostámos!

Conhecemos, ainda, a Barista Raffaella Napolitano, cuja estadia no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, lhe permitiu aprender português e, assim, comunicar de forma mais fácil tudo o que tinha para nos contar sobre a forma como introduzem este Café, diferente mas delicioso, aos clientes que chegam pela primeira vez, não oferecendo logo o espresso, mas, sim, um Café de filtro.

Foi uma despedida em grande e à Italiana, na terra do espresso que, por aquelas ruas, agora passa a espresso de qualidade!