Café sin MENTIRAS

Processamento: Lavado
Produtor: Guji
Região: Ethiopia
Variedade: Heirloom
Altitude: 1850-2000
Preço: 11€/250gr.

Aroma: rico
Acidez: média
Final: longo
Classificação: 18/20

Liza Maksímova, depois de andar por meio mundo vive, actualmente, em Lisboa. Nasceu em Moscovo, mas foi longe do seu país de origem que surgiu o interesse pelo Café. Em 2012, depois de concluir estudos de Economia e de começar como Barista, conseguindo a certificação SCA, decidiu conhecer a realidade dos produtores de Café, pessoas que o cultivam com amor, dando a sua vida para que o Torrador e Barista tenham a melhor matéria-prima para trabalhar. Começou pelo Panamá, onde aprendeu espanhol e a arte do Café que lá se produz. Depois, veio a Costa Rica, e foi viver para uma fazenda de Café no alto das montanhas, em Monteverde. Foi, de novo, no Panamá que aprendeu com os mestres locais a torrar Café, o sonho de sempre.

O projecto Café Sin Mentiras apareceu, então, espontaneamente, sendo, no princípio, apenas um Blog. E, passo a passo, transformou-se no que é agora. Torra Café para quem a conhece e aprecia o seu trabalho, em relação directa com o cliente. Café de Especialidade torrado com mão de mestre, porque Liza adora Café, sabe do seu ofício, conhece as pessoas que o cultivam há gerações, conhece Roasters, Baristas, importadores de Café verde, tudo “sem mentiras”, o seu mote!

Foi na Montana Lisboa Café que a conhecemos a trabalhar como Barista, e onde recolhemos o Grão torrado que encomendámos no Blog. Já antes, tínhamos provado o seu Colômbia. Hoje foi a vez deste Etiópia Guji.

O Café da Etiópia é sempre uma alegria e uma festa! Aroma sublime, assim que aberta a embalagem, o Grão uniforme e vivo, Café em modo V60, delicado e, ao mesmo tempo, complexo, com tudo o que se pode esperar de um Etiópia lavado, os citrinos bem marcados e uma doçura distinta, embora contida.

A famosa região de Guji fica a sul do país, com as fazendas em altitude, criando o clima perfeito para o cultivo do Café e com resultado algo diferente dos também famosos Cafés de Yirgacheffe ou Sidamo, na mesma região. A beleza desta zona está no seu mistério. As variedades locais descendem das florestas naturais de Café do sudoeste da Etiópia. Cada aldeia tem a sua própria variedade, transmitida ao longo de séculos e moldada pelo solo, elevação e clima. É um terroir mágico.

Este Café con Verdade sente-se na alma, enche o coração e é uma viagem sensorial sem limites!