Montana Lisboa Café

Rua da Cintura do Porto de Lisboa,
Armazém A, nº 20,
1200-450
Cais do Sodré

Terça a Domingo
10:00 – 19:00

Este Montana, em Lisboa, que foi das primeiras Specialty Coffee Shops na cidade, tem uma localização privilegiada, ali, mesmo junto ao Tejo, com a brisa do Rio, as gaivotas, os cacilheiros, e aquele Café, claro.

A Barista de serviço, a minha amiga Liza Maksímova, preparou um espresso pleno de corpo e aroma, das Honduras, variedade Catuaí, Lavado, sempre uma experiência única, porque espresso assim nunca poderei preparar em casa. De referir a qualidade da água usada nas bebidas, obtida por osmose inversa. Já sabemos como este pormenor é importante na obtenção de um bom Café.

Falámos com Diana Sousa, uma das responsáveis pela ideia, que acentuou as dificuldades iniciais em termos de aceitação, tema recorrente, pois o paladar enegrecido a que os apreciadores de Café em Portugal estão habituados, choca frontalmente com a subtileza aromática do Café de Especialidade. Mas, actualmente, tudo vai de vento em popa. E isso são boas notícias! Elizaveta confirmou isso mesmo, acrescentando que o verdadeiro Café terá cada vez mais aceitação em terras lusitanas, tal como aconteceu com a cerveja artesanal.

No mesmo ambiente da Coffee Shop, um armazém reconvertido, existe a loja de materiais artísticos Montana Lisboa e uma secção que celebra o universo da arte e criatividade urbana, com base no estabelecimento de ligações sinergéticas entre artistas e amantes das artes, entre marcas e produtores locais e consumidores.

Embora o espaço interior seja acolhedor e estimulante, é a esplanada, com as suas amplas vistas sobre o Rio, que mais atrai os visitantes, onde o delicioso Café tem, ainda, mais sabor. Além do Café, com as opções espresso, que é sempre ao que vamos, ou filtro,  existe também uma variedade de bebidas únicas, como a cerveja artesanal 8ª Colina, produzida localmente. O Café, presente também, pode ser comprado em Grão, recém-torrado e devidamente embalado.

 

Um dos locais de eleição, em Lisboa, para quem quiser experimentar verdadeiro Café, servido com mão de mestre.