Estratto

Corso Martiri Della Libertà 36
Bréscia
Italia

A caminho de Salò, em viagem por Itália, como fizeram tantos ilustres no passado, desde Montaigne a Göethe e, actualmente, António Mega Ferreira, por exemplo, chegámos a Brescia, na Lombardia, vindos de Bergamo, cidade elegante e luminosa, com mais de 2000 anos de história visível, que se percorre a pé como quem visita capítulos de um livro eterno e pleno de significados. Foi assim que fizemos, terminando o périplo na única Coffee Shop de Brescia que serve Café de Especialidade, pela mão de Mauro Lussignoli, dono e senhor do espaço, Barista com vasta formação que nos recebeu com aquela curiosidade de quem está sempre a aprender e tem enorme gosto em mostrar, servir e ensinar o que sabe.

O espaço é acolhedor, sobriamente decorado, onde se destaca a omnipresença de Andy Warhol, sempre com o diligente Mauro prestando todas a informações ao mesmo tempo que cuidava dos pedidos dos clientes que iam chegando. O espaço abriu em 2 de Janeiro de 2016 e a aceitação pela clientela da cidade foi muito boa, tendo já um grupo de fiéis que não passa sem o seu Single Origin diário. É dado particular relevo à qualidade da água com que se preparam as bebidas. A introdução ao Café de Especialidade e suas diferenças em relação ao Café negro e amargo é feita por Mauro através do paralelo com a cerveja artesanal, explicando que o universo sensorial e subtil das diversas regiões onde é produzido o grão de Café, assim como todas as variáveis presentes, se traduzem numa enorme paleta de aromas e sabores que tornam a sua descoberta uma verdadeira viagem pelo mundo dos sentidos. Os clientes chegam atraídos pelo aroma e sabor de um bom Arábica, e não pela dose de cafeína.

O Café servido chega do Reino Unido, pela mão da Coffee Officina, torrado com todo o rigor e respeito pelo trabalho original.

Experimentámos um Aeropress preparado com Café do Brasil, da fazenda Ecoagricola, de bom corpo e final límpido, e um espresso do Rwanda Gatare, com notas de chocolate negro e final suave.

Impossível de esquecer!