Satan’s Coffee Corner

L’Arc de Sant Ramón del Call 11
08002 Barcelona

Aquela Barista Joana PC, nossa correspondente em Barcelona, fez a sua primeira visita a esta popular Coffee Shop da cidade, no Barri Gotic, onde o Café de especialidade é servido com toda a paixão e rigor.

Esta esquina fica situada perto da Catedral de Barcelona, mas devidamente afastada do bulício turístico e é o centro nervoso das operações de Satanás na cidade. A degustação da nossa repórter passou por um espresso Café Taypiplaya recém torrado e logo a seguir a mesma preparação mas em modo filtro, onde o cacau foi logo identificado no paladar. Do menu, foi apreciado um ‘Mingau de arroz preto com leite de coco, fatias cítricas e avelãs, de inspiração japonesa, como é filosofia do lugar: um pequeno-almoço de ressaca. Em cheio!

Estando o ambiente calmo e desanuviado, devido ao tempo de chuva lá fora, veio a oportunidade de falar com Marcos Bartholome, o barista chefe no Satan’s. Vindo de uma família que torra café desde 1906, não tirou nenhum curso específico, ‘tudo vem de experiência, muito trabalho e dedicação‘. Abriu a primeira Specialty Coffee shop em 2012, aproveitando a lacuna no mercado de Café especial, na cidade. A sua região preferida de café Single Origin é a Nicarágua, mas neste momento considera o Perú, que não está, ainda, muito bem posicionado no mercado como um país com excelente potencial e onde quer apostar. Sobre o método de processamento prefere os semi-lavados.

Quem entra na loja geralmente sabe ao que vai, por isso Marcos não tem uma estratégia para introduzir o cliente no Café que serve, e já sabemos como por vezes a acidez deliciosa não agrada inicialmente. Quem vem é muito bem vindo e todas as perguntas são respondidas com clareza e partilha de informação. Acredita que o que é considerado Specialty deveria, na verdade, ser considerado normal, por ser eco-friendly, ajudar minorias, e considera todo o café que não Specialtyuna mierda“!

O Café em grão que vendem é sempre recém-torrado, como tem que ser, mas acrescentou que todo o Café deve repousar 7 dias depois da torra, pois o grão de Café sofre processos químicos e, por isso, deve repousar para que os sabores sejam mais “concretos“. Consumir o Café durante o mês a seguir à torra é o ideal, mas há algumas excepções em que o Café na verdade só estará perfeito para consumir depois de passado esse mês.

Portanto, desde a sua primeira encarnação servindo Café de alta qualidade em copos de papel, o Satan’s evoluiu graças ao tipo de reputação que o dinheiro não pode comprar e ao compromisso de fazer as coisas de maneira diferente. Neste momento é um refúgio e ponto de encontro para o underground criativo da cidade. Senti-me em casa, foi a conclusão a que chegou Aquela Barista, hoje, aqui!

Ficam mais algumas imagens do ambiente que se viveu.

This slideshow requires JavaScript.