Simpli Coffee Roasters hand-crafted
Local: Lisboa
Torrefação: Média
Processo: Lavado
Preço: 7€/250gr.

Aroma: intenso
Acidez: suave
Final: médio
Classificação: 15/20

 

O nosso primeiro texto de análise. Em destaque o Café em grão adquirido na Simpli Bakery & Coffee. Em primeiro lugar, e porque consideramos esse dado muito importante, referimos a ausência na embalagem de uma indicação com a data de torrefacção, embora nos tenha sido dita no acto da compra. Embalagem simples, mas gostei do lacre segurando a etiqueta. Toda a informação indispensável está perfeitamente delineada.

Aquele Barista baseia a sua análise depois de saborear um V60 feito cá em casa, sempre com todo o rigor e atenção aos detalhes. Portanto não vamos falar de agtrons ou elementos técnicos incluídos nas análises certificadas. Precisamente no rótulo da embalagem já está um número, 85, baseado na classificação da Specialty Coffee Association of Europe, que considera tudo o que esteja acima dos 80 pontos como café de especialidade, sem defeitos. Portanto a partir daqui estamos bem entregues e só podemos falar das nossas sensações subjectivas e sensoriais.

Achámos este Santos harmonioso e suave, identificando-se bem o Chocolate referido no rótulo, e com uma sensação na boca bastante elegante. As variedades presentes, Caturra e Catuai, apresentam um bom potencial devido à altitude, e espalharam-se rapidamente pela América Central. A Caturra teve a sua origem no Brasil, em Minas Gerais.

Em resumo, trata-se de um bom café para uso diário, a um excelente preço, equilibrado e com boa estrutura.